sábado, 22 de maio de 2010

Fórmula mágica

You're gonna find yourself some where, some how
(Corinne Bailey Rae)

Cheguei à conclusão que o conformismo pode ser o pior vilão do nosso destino. O namorado que a gente nem gosta tanto assim, mas por medo ficar sozinha acaba casando com ele. O amigo de infância que se torna uma sanguessuga, mas você carrega o fardo assim mesmo, em nome da camaradagem que por vezes existiu. O emprego que não te faz evoluir, mas você, quando abre os olhos, já se tornou refém do salário.

O conformismo só nos leva a existir de maneira passiva. Ficamos numa zona de conforto e pomos os planos em ponto morto. Depois, fingimos que a vida é assim mesmo e vamos mastigando os dias como folhas de louro, com preguiça de dar o primeiro passo para qualquer revolução. É que, depois que estamos acomodados, mesmo que num colchão desalinhado, as obrigações parecem impossíveis de ser abandonadas. E retirar um tijolo da construção derruba toda a estrutura.

Os que se contentam com suas escolhas vão eliminando as horas como etapas a serem queimadas. Um rumo escolhido ao acaso para dar sequência aos dias... Quanto ao futuro? Adeus qualquer sonho! Para sorte de outros, a inquietude vem sorrateira e os faz pensar nas compensações de deixar a estrutura cair por inteiro.

Se existe a vida plena de fim de novela? Eu não me recuso a acreditar. Quero sempre uma nova atitude que me faça mastigar os dias como um banquete dos Deuses. Assim, quem sabe, encontrarei a fórmula mágica que à existência dá todo sentido.

(Favor, sites, não usar esse texto!)


Por Myllena Valença

12 comentários:

Sandemberg Pontes disse...

Muito bom o texto Myllena!!! Acho que todos nos encaixamos nessas palavras... É a realidade nua e crua :~ Esse texto é bom pra fazermos uma bela reflexão, quem sabe não encontraremos a fórmula mágica, talvez?!

Sandemberg Pontes disse...

Esse texto foi um tapa na minha cara :~

Vanessa Leandro disse...

Mi...há tempos não lia texto teu!
Adorei!!!

Anônimo disse...

"Os que se contentam com suas escolhas vão eliminando as horas como etapas a serem queimadas."....fiquei calada My, pensaaaaaandoooooo.

Unknown disse...

Que belas palavras. Adorei teu texto, quero dizer, sempre gostei dos teus textos. Muito bom, muito bom mesmo!
Xêro bem grande

Pollyanna Gurgel disse...

Fiquei calaaada. O conformismo é igual a casa de marimbondo...se mexer há disabores....

A Cigana Contadora de Estórias disse...

Adorei! Faz todo o sentido, mas é tão difícil, amiga, sacudir as estruturas para recomeçar um novo projeto...
Um beijão!

Unknown disse...

É preciso ter coragem para enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Um dos maiores é buscar o caminho do auto-conhecimento, entrar em contato com os nossos sentimentos e buscar viver de modo consciente, sem usar os artifícios de fuga que uma boa parte das pessoas encontram para continuar vivendo (beber, comprar, se drogar, etc). Romper com o conformismo é se jogar no abismo, tendo fé e coragem para enfrentar tudo o que encontrar no caminho. Muito bom o texto Myllena. Pra variar gostei muito! kkkkk!

Nanda disse...

que bom q o cacoete voltooooou e voltou com um texto que, mais uma vez, verbaliza meus pensamentos. deve ser essa coisa de promessa de fim de ano e tal, enfim...amiga, saudade imensa de vc, de me deliciar lendo seus textos, nao deixa o blog morrer, nao deixe o blog acabar... beijoooooooooooooos

Anônimo disse...

Caiu como uma luva bem em cima da minha cachola!
Beijos!

Pablo Esteves disse...

Texto para parar e pensar mesmo. Admiro muito seu instinto de mudanças. Também gosto de novos desafios. Bjão

Anônimo disse...

Hello. And Bye.